Back to All Events

Brigadas Indígenas enfrentando um novo cenário climático

  • Indigenous Peoples Pavilion. COP 29 Blue Zone, Zone D, CP4. Baku, Azerbaijan (map)

Host Organisation

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

Description

Os povos originários por centenas de anos utilizaram o fogo como um elemento fundamental de suas vidas para o plantio, pesca, manejo de seus territórios. Desde o início dos anos 2000 indígenas passaram a combinar essa tecnologia ancestral com outras tecnologias. Dessa forma, foram surgindo brigadas indígenas para garantir que as Terras Indigenas continuem sendo um espaço de viver bem.

Na batalha pelo reconhecimento desses profissionais que arricam suas vidas pela defesa de seus territórios, e para garantir a resiliência climática, recentemente foi aprovada a lei que regulamenta o manejo integrado do fogo no Congresso Nacional. Do lado de fora dos prédios do Poder Legislativo, o pais arde em chamas, todos os biomas estão queimando em um ano de seca histórica. A combinação de anos de desmonte de políticas climáticas e ambientais deixam cicatrizes de queimada e os povos indígenas estão sendo extremamente afetados.

Esse painel irá apresentar a política de manejo de fogo pode ser uma aliada no enfrentamento às mudanças climáticas e os desafios para que tenhamos um país comprometido com a resiliência climática. Também será um espaço para reforçar a importância de se reconhecer os profissionais indígenas no cuidado de seus territórios, e sujeitos fundamentais para alcançarmos o equilíbrio climático.

Speakers

Sineia do Vale (Conselho Indígena de Roraima) - palestrante

(Ministério dos Povos Indígenas) - palestrante

Martha Fellows (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) - facilitadora

Languages

Portuguese, English

Previous
Previous
16 November

Indigenous rights are everybody's rights

Next
Next
16 November

Empowering Indigenous Leadership: Transitioning from Fossil Fuels to Sustainable Communities in Australia